quinta-feira, 1 de abril de 2021

Indicador: Bandas de Bollinger

O que é um Bollinger Band?

Uma Bollinger Band é uma ferramenta de análise técnica definida por um conjunto de linhas que plotam dois desvios padrão (positiva e negativa) de uma média móvel simples (SMA) do preço da segurança, mas que pode ser ajustada às preferências do usuário. Bollinger Bands foi desenvolvido e protegido por direitos autorais pelo famoso trader técnico John Bollinger,

Na tabela abaixo, a Bollinger Bands suporta a SMA de 20 dias da ação com uma banda superior e inferior, juntamente com os movimentos diários do preço da ação. Como o desvio padrão é uma medida de volatilidade, quando os mercados se tornam mais voláteis, as bandas se ampliam; durante períodos menos voláteis, as bandas se contraem.


O que o Bollinger Bands te diz?

Bollinger Bands é uma técnica altamente popular. Muitos traders acreditam que quanto mais perto os preços se movem para a faixa superior, mais sobrecomprado o mercado, e quanto mais perto os preços se movem para a banda inferior, mais sobrevendido o mercado. John Bollinger tem um conjunto de 22 regras a seguir ao usar as bandas como um sistema de negociação.

O aperto

O aperto é o conceito central do Bollinger Bands. Quando as bandas se aproximam, comprimindo a média móvel, isso é chamado de aperto. Um aperto sinaliza um período de baixa volatilidade e é considerado pelos negociadores como um potencial sinal de aumento da volatilidade futura e de possíveis oportunidades de negociação. Por outro lado, quanto mais distantes as bandas se movem, maior a chance de uma diminuição na volatilidade e maior a possibilidade de sair de uma negociação. No entanto, essas condições não são sinais de negociação. As bandas não dão nenhuma indicação quando a mudança pode ocorrer ou qual direção o preço pode mover.

Fugas

Aproximadamente 90% da ação do preço ocorre entre as duas bandas. Qualquer fuga acima ou abaixo das bandas é um evento importante. A fuga não é um sinal de negociação. O erro que a maioria das pessoas comete é acreditar que o preço ao atingir ou exceder uma das bandas seja um sinal para comprar ou vender. Os breakouts não fornecem pistas sobre a direção e extensão do movimento futuro dos preços.

Limitações do Bollinger Bands

Apesar da importância desse índice, Bollinger Bands não deve ser usado isoladamente para negociação. Eles são simplesmente um indicador projetado para fornecer aos traders informações sobre a volatilidade dos preços. John Bollinger sugere usá-los com dois ou três outros indicadores não correlacionados que fornecem sinais mais diretos do mercado. Ele acredita que é crucial usar indicadores baseados em diferentes tipos de dados. Algumas de suas técnicas técnicas favoritas estão média divergente/média convergente (MACD), volume de balanço e índice de força relativa (RSI).

Como são calculados a partir de uma média móvel simples, eles avaliam os dados de preços mais antigos da mesma forma que os mais recentes, o que significa que as novas informações podem ser diluídas por dados desatualizados. Além disso, o uso de SMA de 20 dias e 2 desvios padrãos é um pouco arbitrário e pode não funcionar para todos em todas as situações. Os comerciantes devem ajustar suas suposições de SMA e desvio padrão de acordo com seus métodos e monitorá-los.

O resultado é que o Bollinger Bands foi projetado para descobrir oportunidades que dão aos investidores uma maior probabilidade de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário